A dieta ceto foi originalmente destinada à prevenção de doenças, mas hoje é efetivamente usada para perda de peso. Sua essência está em uma diminuição acentuada da quantidade de carboidratos consumidos, como resultado do consumo da energia obtida a partir da quebra da gordura corporal.
Ao planejar usar uma dieta cetogênica para combater o excesso de peso, é importante descobrir para quem a dieta proposta é mostrada, se há contraindicações, como fazer um cardápio, quais resultados podem ser alcançados.
Dieta Keto - o que é?
A dieta cetogênica refere-se a uma dieta pobre em carboidratos, com um aumento da quantidade de gordura na dieta, levando a um estado de cetose. Ao distribuir nutrientes em uma dieta diária, vale alocar cerca de 55% para gorduras, 35% para proteínas e deixar apenas 10% para carboidratos, sendo que até 8% devem ser obtidos a partir de fibras.
Essa proporção de nutrientes não é típica para uma dieta tradicional com baixo teor de carboidratos. No entanto, o efeito de seu uso é bastante alto. Isso é confirmado pelo vídeo abaixo.
A técnica inovadora é utilizada não apenas por amadores, mas também por atletas profissionais, incluindo fisiculturistas. Para muitos, a dieta keta se tornou um novo modo de vida.
Características da dieta
Inicialmente, a dieta, característica da dieta cetogênica, destinava-se a pacientes que realizavam reabilitação após a cirurgia. Mais tarde, os excelentes resultados obtidos foram utilizados na dietética. Seguindo uma dieta cetogênica, uma pessoa recusa completamente todos os carboidratos rápidos e complexos, bebidas com cafeína. Como resultado, o corpo entra em um estado estressante, chamado cetose, e começa a produzir acetona ativamente.
Em estado de cetose, o corpo recebe energia não da glicose, que vem diariamente com os carboidratos, mas como resultado da quebra das gorduras. Os lipídios são transformados em corpos cetônicos, ácidos graxos, que se tornam a principal fonte de energia. A produção de corpos cetônicos começa apenas com uma deficiência de glicose. Este é o nome das moléculas responsáveis pelo transporte de energia.
Uma diminuição acentuada na ingestão de carboidratos leva a um aumento na taxa de liberação de ácidos graxos das reservas do corpo. A maioria dos ácidos entra no fígado, onde, após a oxidação, é transformado em corpos cetônicos. Graças a isso, o corpo recebe a energia necessária. As cetonas atravessam facilmente a barreira hematoencefálica, garantindo uma função cerebral eficiente na ausência de glicose.
O estado de cetose também pode ser alcançado com a ajuda do jejum. No entanto, uma falta prolongada de micro e macro elementos causa sérios problemas de saúde. A dieta cetogênica permite perder quilos extras sem prejudicar o corpo.
Princípios-chave da dieta cetogênica
A dieta cetogênica é considerada uma maneira universal de melhorar sua saúde, é recomendada para oncologia, epilepsia, ajuda a se livrar da gordura subcutânea, melhora o alívio ao praticar esportes. Ao compilar uma dieta, recomenda-se seguir os seguintes critérios:
- consumo mínimo de alimentos contendo carboidratos;
- exclusão da dieta de açúcar, alimentos contendo açúcar;
- cumprimento do regime de consumo;
- consumo de gorduras de qualidade;
- entrando em estado de cetose.
Se os princípios da nutrição cetogênica forem observados, os processos metabólicos serão reorganizados. O corpo recebe a quantidade necessária de energia e as reservas de gordura indesejadas derretem. Devido à ausência de carboidratos na dieta, os surtos de insulina são excluídos e o processo de perda de peso é acelerado.
Que resultados podem ser obtidos
A metodologia da nutrição cetogênica é bastante controversa. Sua eficácia se deve às seguintes características:
- depois que o corpo entra em estado de cetose, a taxa de transporte de gorduras para uso subsequente na forma de energia aumenta significativamente;
- a transformação de gorduras, proteínas (gliconeogênese) requer muito mais energia do que a transformação de carboidratos, respectivamente, o consumo diário de calorias aumenta;
- apesar da ausência de carboidratos na dieta, a sensação de saciedade não deixa quem usa a dieta cetogênica.
Seguindo os princípios básicos da formação da dieta, é fácil perder peso sem sentir fome constante.
Tipos de dietas cetogênicas
Os especialistas distinguem três tipos de nutrição cetogênica:
- A dieta clássica é a opção mais popular, que envolve a compilação de uma dieta de acordo com os princípios padrão. O menu inclui a quantidade máxima de gordura, médio - proteínas, baixo - carboidratos. Esta opção é relevante para quem leva um estilo de vida sedentário, não planeja aumentar o nível de atividade física.
- Direcionado - os carboidratos são consumidos em determinados momentos do dia em uma quantidade estritamente limitada. A carga de carboidratos é permitida apenas em dias de treinamento para aumentar a resistência, o desempenho da força, reabastecer as reservas de energia.
- Cíclica - este tipo de dieta é semelhante à alternância proteína-carboidratos. O carregamento de carboidratos é permitido apenas em dias de alta atividade física, com horário de trabalho lotado, em outras situações difíceis. Nos dias de carregamento, a quantidade de carboidratos não deve exceder 7 g por quilo de peso, e a quantidade de gordura é reduzida aumentando a quantidade de alimentos proteicos.
Um tipo de dieta cíclica é recomendado para atletas profissionais, pessoas que trabalham com alto estresse mental, físico, durante períodos de doença, carga de trabalho séria.
Ao escolher um tipo de dieta, você deve começar com a versão clássica e, em alguns períodos, mudar para tipos cíclicos direcionados.
Indicações da dieta cetogênica
A nutrição cetogênica é relevante para quem deseja reduzir o peso sem esforço físico adicional ou ajustar o peso corporal, proporcionar alívio sem treinamento de força, construção muscular. A maneira mais fácil de manter essa dieta serão os amantes de alimentos gordurosos, pois não sentirão desconforto após o ajuste da dieta.
A técnica é especialmente popular entre atletas com um grande número de cargas aeróbicas, se necessário, uma grande repetição de exercícios com baixo peso. Devido à falta de glicogênio, o treinamento de força será difícil.